TV: Todo mundo quer opinar!




Já não é de hoje que vemos as inúmeras críticas e comentários de blogueiros e telespectadores, que constantemente tentam promover sua emissora favorita.

Não é de se estranhar que essas atitudes sejam presenciadas em um país que tem mais TVs que geladeiras, onde a televisão é a base de quase tudo e onde a 'educação' começa pela telinha. A verdade é que esse cenário nunca mudará, enquanto as chamadas briguinhas continuarem imperando.

O Sistema Brasileiro de Televisão, vulgo SBT, de propriedade do maior comunicador dos últimos tempos, Silvio Santos, há tempo perdeu o segundo lugar para a emissora do Bispo Edir Macedo, a Rede Record. Nem por isso deixou de registrar sua marca, mesmo ocupando na maioria das vezes os terceiro lugar.
Silvio Santos, na verdade não estar tão preocupado com a posição de sua empresa, já que nela consegue canais importantes para divulgar suas outras prioridades, como por exemplo, a Jequiti Cosméticos, na qual é anunciada em quase todos os programas da casa. A marca rendeu à Silvio um grande salto econômico, já que com marketing conseguiu receber os mais variados tipos de críticas positivas, nunca pensado antes.
Outra grande jogada do comunicador, foi o Sofitel Jequitimar, um resort de luxo construído na área nobre do litoral paulista.
Mas será que a construção do Resort, foi a maneira que Silvio encontrou para acomodar os turistas que visitam o litoral? Sim! porém quando pensamos em turistas, pensamos em turistas ricos, milionários, dispostos a pagar muito para se hospedar em um hotel de luxo, que dispõe das mais sofisticadas regalias para o seus hóspedes. Essa sim é a verdade jogada ecônomica estruturada por Silvio, mesmo tendo o SBT como sua propriedade.

A Rede Globo, emissora considerada por muitos como a líder absoluta, parece não estar confiando muito em si. De propriedade da família Marinho, a Rede Globo é hoje considerada uma das potências mundiais no quesito comunicação.
Com estruturas de última geração, a Rede mais comentada do Brasil abriga profissionais nomeado como os melhores, além de afirmar a originalidade completa dos seus lançamentos.
Porém, nos últimos anos, a Globo conseguiu fazer o telespectador fiel pensar um pouco.
Muitos diziam que o Domingo Espetacular - Dominical da Rede Record - era na verdade mais uma cópia da TV Record, mas o que vimos foram matérias com títulos diferentes, com um conteúdo semelhante, exibidos no show da vida, vulgo Fantástico, apresentado hoje por Zeca Camargo e Patrícia Poeta.

Na verdade, vemos que os telespectadores estão acomodados com a emissora sugerida, no caso, a Globo.
Uma pesquisa revelou que mais pessoas pensam em Globo, quando questionadas sobre a emissora favorita. E que mais de 80% das pessoas dizem William Bonner quando questionadas sobre exemplo de Jornalista.

É claro que não podemos negar o sucesso da emissora, na qual já está mais que estabilizada em cadeia nacional. Mas também, não podemos ocultar quando tentam se promover como a criadora de tudo.
Podemos começar citando o Big Brother como exemplo. O Reality Show é de propriedade da Endemol, ou seja, a Globo possui apenas os direitos de um formato que não é de sua criação.

A casa dos Artistas do SBT, exibida nos anos 2000, é um exemplo de crianção. O formato pode até ser copiado de algum outro Reality estrangeiro, porém não se tem conhecimento aqui no Brasil.

De que adianta tentar manipular o telespectador, sendo que um dia a verdade sempre aparecerá?

Por qual motivo levantar acusações inpertinentes sobre desvio de verbas de outras emissoras? Será essa a tática usada pela Globo para iludir os telespectadores que estão deixando o monopólio e migrando para outros canais? Não sabemos, mas se a Rede é tão competente e capaz, para que acusar empresas alheias? São perguntas que jamais serão respondidas, mas que já são deduzidas por um público mais culto e flexivo.

Já a Rede Record, conhecida pelos críticos como Recópia, vem ganhando mais do que nunca o seu espaço com fortes investimentos.
A emissora que no começo de sua história era baseada em festivais da época, revela-se hoje um tipo de medo para a concorrente líder.
Hoje, o canal da Barra Funda exibe ao telespectador uma vasta variedade de programas em sua grade. Possui a maior plataforma de teledramaturgia da América Latina, conquistou os direitos para a exibição das Olimpíadas de 2012 e do Panamericano de Guadalajara, ambos considerados investimentos importantíssimos do canal.

Mesmo com toda a evolução, ainda há lacunas a serem preenchidas como em qualquer outra empresa, mas isso é apenas questão de tempo.

Pouca gente sabe, mas no começo das transmissões televisivas no Brasil, a Record era líder, mas perdeu seu lugar para a emissora de Marinho, que magicamente fez seu investimento decolar, matendo hoje quase a totalidade da audiência.

Esses tipos de críticas sempre aparecerão, as pessoas sempre terão suas emissoras favoritas e as acusações seguidas da rivalidade sempre estarão presentes.

E eu, estudante de Jornalismo e apaixonado por Tevê, tenho minha opinião formada, tenho minha escolhida e não preciso mudar os meus conceitos pelo esteriótipo dominante que não consegue me dominar.




[Desconect@do...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário