Instagram: tecnologia do aplicativo não é visto com bons olhos por profissionais da fotografia


Filtros que aprimoram imagens, molduras estilosas e um mundo inteiro esperando para aprovar e reprovar o que é postado. E se você, assim como eu, também é adepto do aplicativo Instagram, tente responder a seguinte questão: A tecnologia seria capaz de substituir a maneira analógica de se fazer fotografia?. Difícil, né?

Porém, com os profissionais da fotografia o assunto é mais direto e, embora entendam tamanho avalanche digital, para eles a maneira analógica de se fotografar nunca se perderá, como assegura Júlio Menezes: "Eu acho muito legal, acho muito bacana, só não acho que seja fotografia. Um dia vou dar um outro nome pra isso. Fotografia na minha cabeça é outra coisa!".

E aí, quais suas conclusões sobre esse tema? A TV Gazeta foi às ruas para saber mais!. Confira a reportagem que eu, blogueiro curioso, encontrei no submundo virtual, aprovei e compartilhei com vocês aqui. 

4 comentários:

  1. Fotografia, internet e seus avanços... Eis a questão!!! O aplicativo na minha visão é mais pra mostar onde está, com quem está, o que está comendo.. a fotografia (profissional) estará sempre na ativa! #AdoroFotografia

    ResponderExcluir
  2. Adoramos, Thef!
    É, espero que os avanços digitais não ocupe o lugar da velha e tradicional foto revelada que gostamos tanto. Os jornais impressos são exemplos claros dessa radicalização.

    Quanto ao Instagram, eu também o vejo como apenas mais uma ferramente de fotografia portátil, na qual permite apenas ao usuário uma exposição gratuita do cotidiano, gostos e personalidades. E isso é bacana, uma vez que a interação com esse grande ciclo de membros conectados existe. Uma forma simples de se comunicar, de disseminar conteúdo e de deixar um pouquinho de sua marca nesse território chamado web.

    Fotografia, máquinas analógicas e retrô... pô, isso sempre será eterno.
    Obrigado pela visita, Thef.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo Gui! Os jornais é a prova real disso tudo, mas é bom lebrar que são poucos que ainda são fãs do impresso. Com a internet e toda sua agilidade fica dificil de acompanhar somente pelo impresso!!!
    Mas sim eu sou a favor de nunca deixar cair no esquecimento a famosa máquina, revelação e seus efeitos naturais...
    Adorei o blog, vou visitar sempre =D
    beijOs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Thef...
    Venha sempre por aqui. Beijos!

    ResponderExcluir