Sacolas Plásticas: Será o fim da poluição ambiental?

Lei da Sacola Plástica proíbe uso
Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas plásticas eram sinônimo de sofisticação por parte das redes de supermercados e das donas-de-casa, que adoraram a nova alternativa de acomodarem suas compras. Hoje, depois de tantos anos presentes no cotidiano da sociedade moderna, as sacolas de plástico passaram a ser encaradas como verdadeiras vilãs ambientais - é o que diz o governo.
Tudo começou com uma lei ambiental que apoiava a exclusão completa das sacolas plásticas, aquelas oferecidas em mercados de todo o mundo. 
Os olhares em meio ao comentário de abolição era de estranheza por parte da sociedade brasileira. Como levariam suas compras se não houvesse mais sacolas?
O rumor se tornou fato e as sacolas foram abolidas de vez. Com isso, muito se espiculou sobre o uso das sacolas biodegradáveis, produzidas com um material diferenciado, que consequentemente se decompõe com agilidade na natureza. Porém, sabemos piamente que no Brasil as leis dificilmente funcionam e os planejamentos são feitos sem antes mesmo houver um estudo minucioso do impacto que tal decisão causará. Depois que as vilãzinhas foram excluídas da sociedade, os supermercados passaram a cobrar aqueles que quisessem levar suas compras em sacolas plásticas, que em alguns lugares chegam a custarR$ 0,50 a unidade.  É claro que ninguém aceitou! - Se o projeto é de exclusão, não deveriam ser cobradas. Não é assim que o sistema funciona? 

A brincadeira de vender sacolinhas virou febre por parte dos lojistas que usaram e abusaram do cidadão, que além de comprarem em seu estabelecimento era também obrigado a pagar por uma sacola, caso quisesse transportar seus produtos com o mínimo de dignidade.
Mas a pergunta que fica é a seguinte: " Como abolir o uso das sacolas plásticas, sendo que o Brasil, além de não tratar parte do lixo despejado em aterros de todo o país, também não possui um programa eficaz para a decomposição correta das tais sacolinhas?. 

É! Salvar o meio ambiente é não é fácil, muito menos em um país onde tudo funciona errado, onde o sistema entra em pani diariamente e onde o dinheiro sujo sempre fala mais alto. Se isso é correto? Ainda não sabemos. Se o meio ambiente será salvo com essa radicalização? É óbvio que não. Se as sacolas plásticas deixarão de ser despejadas em aterros alheios? Melhor nem comentar. Afinal, essa é mais uma jogada de mestre dos nossos queridos governantes, dos nossos queridos representantes movidos pelo cifrão e não pela causa ambiental.


[Desconect@do...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário