Resenha: Extraordinário


Recentemente eu postei aqui no blog um vídeo onde contava um pouco das minhas expectativas para com o livro "Extraordinário", da autora R.J Palácio. E hoje, depois de algumas semanas de tê-lo concluído, por fim, consegui parar o tempo para resenhar tudo que aprendi em 319 páginas de muito amor. 

O livro é simples e objetivo, assim como a narrativa que não nos deixa em momento algum perdido. A obra conta sobre a vida de August Pullman, um garoto de dez anos que nasceu com uma grave deformidade facial. Com o passar do anos e sem nenhuma melhora efetiva em sua feição - August se submeteu a dezenas de cirurgias plásticas -, seus pais decidem matrícula-lo em um colégio, já que o mesmo nunca havia frequentado um. August cresceu estudando em casa. Ele não era filho único, Olivia, ou Via, como costumava ser chamada, era a irmã (filha) mais velha. Via cresceu, já estava no colegial, e ao longo da história se mostrava imbatível quanto ao preconceito que Auggie - August - sofria. Para ela, seu irmão era capaz de ser incrível do seu jeito, sem ter que melhorar nada, absolutamente nada.

Isabel e Nate, pais de August, lutaram toda uma vida para que o filho fosse polpado dos perigos que se escondia do lado de fora. O abraço apertado e a leitura ao pé do ouvido antes de dormir, fazia de August um garoto privilegiado, criador de diversos mundos onde só ele conseguia chegar. E, mesmo com um humor peculiar, Auggie tinha um grande coração, principalmente quando se refia aos seu pais. Para ele, nada era tão ruim, mesmo com todas as cicatrizes que faziam de sua pessoa, a pessoa mais estranha que alguém poderia imaginar. Seu mundo parecia inquebrável, até o momento em que a mochila foi posta nas costas e as luzes se acenderam para o protagonista não acostumado a ser herói.

Mas foi um herói! A trajetória de Auggie em uma escola não foi nada fácil. Com apenas dez anos e sendo como era, teve de aprender a driblar os olhares de estranhezas como quem quisesse chegar até o fim do corredor para, simplesmente, respirar o oxigênio do campo aberto. Ao longo da história, August se depara com Summer e Jack, pequenas-crianças-adultas que foram de extrema importância para a formação, digo, nascimento de um Auggie que ninguém conhecia. 

Foi um renascimento! Ver um garoto com todos os motivos para desistir, tentando, foi algo lindo. Marcas, são marcas. Ninguém possui as mesmas digitais, nem o mesmo caráter. Somos diferentes por natureza. August ensinou muito mais do que aprendeu. Ele lecionou aulas de amor, gratidão e, sobretudo, de perseverança. Quem imaginou um dia que um garoto como ele seria aplaudido de pé?. Alguém?. Não, exceto ele mesmo. Auggie sabia que sua hora chegaria, pois ensinar é uma arte e ele foi artista. Seus pais nunca imaginaram, obviamente, mas sabiam do filho extraordinário que tinham.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - August Pullman 
R.J Palacio e ''August Pullman'' da vida real

Nenhum comentário:

Postar um comentário